Não sei se restaurante é a palavra mais adequada pra classificar o Alvorada, em Araras. “Pouso” talvez estivesse mais de acordo com a atmosfera do lugar, que tem a cara dos donos – Paulão e Márcia, que o comandam há mais de duas décadas - e jeito de casa. Não qualquer casa, mas uma daquelas com forno a lenha na cozinha, um belo quintal nos fundos e um riacho no horizonte. Lugar aonde se vai pra ser acolhido, mais do que alimentado.
O tanto de passarinhos e borboletas que cercaram nossa mesa durante um almoço no último fim de semana já teria compensado a ida até lá. Mas há também boa comida. Concentramos a maior parte dos pedidos no que vinha do forno a lenha e me parece mesmo que é dele que sai o que a casa tem de melhor a oferecer.
Os bolinhos de truta que abriram o almoço, se não eram ruins, também não chegavam a ser bons. A partir dali, tudo melhorou. A rabadinha da entrada dispensava garfo e faca. Podia-se comer de colher, como já havia advertido Paulão.
Seguimos com uma bela paleta de cordeiro, que dorme no forno de um dia pro outro, acompanhada de um ótimo purê de aipim. Ainda, deliciosos legumes assados: cenoura, beterraba, abóbora, batata, inhame, batata baroa, cebola, alho... Até banana tinha e estava especialmente boa.
A sobremesa, bananas caramelizadas com gengibre e sorvete, estava gostosa, embora viesse acomodada numa incompreensível cesta de pão sírio e não valesse os quase R$30,00 cobrados por ela. Mas eu estava tão feliz ali que isso pouco me importou...
Um quintal, um riacho, um forno a lenha. Pode ser simples a fórmula pra uma tarde perfeita.
Alvorada – Estrada Bernardo Coutinho 1655 – Araras – Petrópolis. Tel. 24 22251118