Um dos programas que gosto de fazer quando estou no litoral do Nordeste é comer em bares e pequenos restaurantes à beira-mar. Nem sempre a comida é digna de nota, mas são lugares que revelam um modo de comer particular das praias brasileiras e costumam representar a oportunidade de experimentar coisas que dificilmente encontramos fora das mesas do litoral. No mais, é sempre um bom pretexto para a prática de um dos meus grandes prazeres na vida: ver o mar. Foi o que fiz nos dois endereços que dão título a esse post.
Ao Mar Aberto, em Arembepe (vilarejo a meio caminho entre Praia do Forte e Salvador), cheguei por recomendação de uma amiga baiana. A varanda nos fundos do restaurante emoldura a praia da vila. Poderia passar horas observando aquele cenário, recebendo a bem-vinda brisa que invadia o restaurante.
Começamos com as incontornáveis lambretas. Infelizmente, faltava-lhes sabor.
Melhor sorte tivemos com a porção de puã, como são chamadas ali as patinhas de caranguejo.
Bom mesmo estava o bobó de camarão. Trata-se de uma das minhas predileções e estava realmente benfeito. Diferente do que aconteceu com as entradas, o prato conseguiu disputar com o mar nossa atenção.
Na filial do Bar do Souza, que funciona dentro do centro de visitantes do Projeto Tamar, na Praia do Forte, come-se com os pés na areia, diante de um cenário inspirador.
A única referência que eu tinha do bar eram os famosos bolinhos de peixe, que chegaram na companhia de um delicioso suco de mangaba. Gostosos, de fato, mas o melhor viria em seguida.
A montanha de pititinga frita me traria um dos momentos mais prazerosos à mesa neste começo de ano.
Não sei se foi apenas o fato de os minúsculos peixes estarem tão crocantes e saborosos. Desconfio que a chuva fina, seguida daquela luz ímpar pra qual ainda não inventaram adjetivos, e, ainda, o bônus de um tímido arco-íris tiveram uma parcela de contribuição na felicidade que se instalou em nós naquela tarde.
Mar Aberto - Largo São Francisco, 43 - Arembepe – Bahia
http://www.marabertorestaurante.com.br/
Bar do Souza – Dentro do Projeto Tamar, na Avenida Farol Garcia d’Ávila s/n – Praia do Forte - Bahia. Matriz na Avenida ACM s/n.