Dia desses, estava em Niterói e aproveitei pra ir conhecer a Gruta de Santo Antônio, restaurante de Dona Henriqueta Henriques, portuguesa e cozinheira de mão cheia. A casa faz muito carioca atravessar a ponte atrás da tradição de seus bacalhaus, que são mesmo melhores que os de muitos endereços famosos no Rio de Janeiro.
Trata-se de um lugar simples. Quem se dirige ao restaurante de Dona Henriqueta não está em busca de ambiente ou serviço, mas da qualidade do que sai de seus fogões. Ainda assim, a TV que permanece ligada o tempo todo num dos salões poderia ser dispensada, poupando os clientes das agruras de almoçar na companhia de algum programa de qualidade duvidosa... Enquanto isso não acontece, o segredo de um almoço em paz é rezar a Santo Antônio pra conseguir uma mesa no salão sem TV. Ao menos naquele domingo, minhas orações foram atendidas.
Começamos com um delicioso polvo na brasa, que veio tenro e saboroso. E, claro, fundamentais bolinhos de bacalhau. Os da Gruta estão entre as frituras mais perfeitas que experimentei ultimamente.
Em seguida, fomos de Bacalhau a Lagareiro, prato que eu adoro e que, pra mim, é uma ode à simplicidade. Lombo assado com azeite, cebolas e alhos até os perfumes e sabores se misturarem de forma irresistível. Acompanhando, prosaicas batatas ao murro, que cumprem o papel de complementar sem tirar o brilho do bacalhau.
A decepção ficou por conta das sobremesas. Eu que sou fã incondicional da doçaria portuguesa e que estava ávida por um pastel de Belém quentinho e crocante ou ovos moles cremosos, tive a frustração de descobrir que os doces (que não são feitos na casa) não eram muito animadores... Dispensáveis. Na próxima vez, passo sem essa.
Gruta de Santo Antônio – Rua Silva Jardim 148 – Ponta da Areia – Niterói
www.grutadesantoantonio.com.br
As atualizações do blog também estão no meu twitter.