Passei anos ouvindo elogios ao café da manhã nordestino servido aos fins de semana no Café do Alto, dentro do Clube Campestre, no Alto Leblon. Não saberia dizer por que razão jamais tinha ido conhecer... O fato é que acabei experimentando o famoso café da manhã, não no Leblon, mas em Santa Teresa, onde a casa abriu uma filial recentemente.
Gostei do lugar e gostei da proposta de um café da manhã tão brasileiro. Não posso dizer que tudo o que é servido seja especialmente bom. Entre outras coisas, não gostei, por exemplo, dos bolos de milho e de aipim, ambos muito secos e pouco saborosos. Mas, entre altos e baixos, comi algumas gostosas tapiocas – gostei particularmente da de carne seca e da de queijo coalho com mel de engenho –, nacos de queijo manteiga, um bom bolo de rolo e um bolo Souza Leão ainda melhor. Tudo acompanhado de suco de graviola e café com leite em bules de ágata.
Pra mim, que gosto de tomar café da manhã fora e tento fugir da mesmice das fórmulas que se repetem a cada esquina, foi uma boa surpresa. Me fez muito mais feliz passar a manhã ali entre tapiocas, cuscuz de milho, banana cozida e doces regionais do que em mais uma das tantas mesas de cafés onde imperam iogurtes e queijos ordinários, baguetes meia-boca e falsos croissants...
Café do Alto
Rua Alberto Rangel 71 - Clube Campestre da Guanabara – Leblon
Largo do Guimarães 143 – Santa Teresa
http://www.cafedoalto.com.br/
por: Maria das Graças em 22-10-2012
Vou experimentar o do Leblon. Depois lhe conto, especialmente sobre o bolo Souza Leão.
Mas já que falamos de delícias nordestinas ontem a minha sobremesa foi um pedaço de um bom queijo coalho regado com mel de cana. Simples e deliciosa.
por: Constance em 22-10-2012
Sabe que fiquei curiosa pra saber se você já tinha experimentado esse café, Maria? Pras coisas do Nordeste, seu crivo, certamente, será mais afiado que o meu... Depois me conte o que achou.
por: Maria Vargas em 22-10-2012
Tinha cuscuz de milho verde?
por: Constance em 22-10-2012
Tinha, Maria.
por: ligia ghizi em 23-10-2012
Não acredito! que coincidência! Falei nessa semana sobre o Café do Alto, e de seu cardápio regional com amigos que não conheciam (fiquei até de levá-los lá...), mas me referia ao do Leblon, que já conheço há muito tempo, desde que os irmãos pernambucanos o abriram...mas sempre é preciso chegar aqui, pra me inteirar das novidades através de você! Não sabia dessa nova casa em Santa! Bem bonitinho o ambiente, por sinal. Também me agradam muito, as tapiocas recheadas, e os bolos de rolo! Vou conferir sua dica, indo conhecer esse novo endereço.
Beijos
por: Constance em 23-10-2012
Depois me conta se gostou do de Santa, Ligia...
por: Maysa Alexandrino em 30-08-2013
Tem um tempo que o Café do Alto está na minha lista de lugares que preciso conhecer. Também fiquei encantada com a proposta do café da manhã e não vejo a hora de ir conhecer.
Bjs