David Toutain é um dos atuais queridinhos da mídia parisiense. Seu Agapé Substance é considerado por muitos chefs e jornalistas um dos melhores restaurantes de Paris. Estive lá num almoço sozinha. Minha atenção estava toda depositada naquela mesa, não havia nada que me dispersasse da comida. O que pode ser uma bela experiência quando se trata de uma refeição que enleva, surpreende, faz feliz. Não foi o caso.
O conceito é interessantíssimo. No diminuto espaço, salão e cozinha se integram completamente, como uma coisa só. O salão praticamente se limita a um comprido balcão. Onde terminam os assentos começa o trabalho dos cozinheiros. Toutain e sua equipe atuam todo tempo ao lado dos comensais.
Em lindas louças, começaram a chegar os pequenos bocados do menu degustação, num total de 15 passos. Quase todos esteticamente impressionantes. Poucos verdadeiramente gostosos. Vou poupá-los de um relato prato-a-prato. Provavelmente, seria quase tão entediante quanto foi aquele meu almoço. O que posso lhes dizer é que entre as piores investidas (como o velouté de aspargos com creme de abóbora, creme de trufas e espuma de parmesão, em que os sabores brigavam) e aquelas que mais me entusiasmaram (caso das alcachofras de Jerusalém com creme e chips de echalote e pó de avelãs ou, ainda, o ovo em baixa temperatura com creme de milho e caramelo de cominho), na maior parte do tempo, o que vi foi um desfile de pratos que não me disseram muita coisa. Muitos até bem interessantes, mas quase nunca realmente bons.
Saí com a estranha sensação de ter comido em vão. Nos dias que se seguiram, alguns amigos estiveram lá e comentaram comigo que sentiram o mesmo: faltava sabor, faltava alma à comida. Por mais que o conceito seja incrível e os pratos de impressionante beleza, falta fazer o gol. Naquele meu almoço, faltou ao Agapé aquilo que faz com um menu degustação deixe de ser apenas uma sequência de pratos pra ser algo que faça sentido.
Agapé Substance – 66 rue Mazarine – 6ème
http://www.agapesubstance.com
As atualizações do blog também estão no meu twitter.