Não foi por acaso que Chad Robertson e sua Tartine Bakery se tornaram referências pra uma nova geração de padeiros mundo afora. O pão estampado na capa e esquadrinhado nas páginas do livro Tartine Bread, lançado em 2010, motivou padeiros e aspirantes de todos os cantos do planeta a perseguir aquele resultado.
Há quem tente atribuir o rótulo de modismo ao ciclo inaugurado pela Tartine, o que me parece uma análise simplista. Concordo que pão é alimento que envolve uma riqueza e uma gama de caminhos que não se restringem ao padrão reproduzido mundialmente a partir do livro de Chad. Mas isso em nada diminui a enorme importância de sua contribuição.
Seu novo estabelecimento, a Tartine Manufactory, inaugurada em 2016, reitera o protagonismo desta história. O fantástico espaço no Mission District abriga um projeto mais ambicioso que uma padaria. Sim, é uma padaria fabulosa, mas é mais que isso, em muitos sentidos.
Sob o aspecto da oferta gastronômica, é amplo o leque, o que não deixa de ser um desafio – que a equipe encara com indiscutível competência.
Em minha última visita a São Francisco, estive na casa duas vezes. Dos cinnamon buns aos croissants, dos cookies ao soft serve, do sanduíche de ovo ao grilled cheese e ao patty melt, tudo o que comi ali não era menos que delicioso. Tivesse mais tempo na cidade, certamente teria voltado uma terceira vez, pra ir além dos lanches e experimentar os pequenos pratos propostos no menu.
Extrapolando o que está no prato, é preciso sublinhar que os princípios abraçados naquele projeto são igualmente elogiáveis, como se espera que seja num trabalho em que se enxerga comida como partilha.
As instalações completamente abertas materializam a ideia de compartilhamento presente no livro idealizado por Chad anos atrás. Os processos estão à mostra pra quem quiser ver, nada fica oculto aos olhos de quem transita por ali. O que, de certo modo, nos leva ao senso de coletividade que permeia a inciativa desde a origem – o imenso prédio industrial onde a Tartine Manufactory foi acolhida é capitaneado pela Heath Ceramics, que abriu suas portas pra uma ocupação comunitária, envolvendo diferentes artesãos e artistas.
Há ali um bem-vindo entendimento de que o futuro passa pelo coletivo.
Tartine Manufactory – 595 Alabama street – Mission District – São Francisco
www.tartinebakery.com/san-francisco/manufactory