Eu poderia dizer da dificuldade que foi conseguir uma reserva no Momofuku Ko. Poderia falar da alegria quase pueril que senti ao receber minha confirmação. Poderia narrar o crescimento da minha expectativa à medida que o dia do jantar se aproximava. Poderia me queixar de chegar ao restaurante e me surpreender com um staff monossilábico e nada simpático (e, acreditem, isso é um eufemismo). Poderia reclamar do fato de que tudo naquele lugar é calculadamente pensado pra passar a mensagem: “estamos ... e andando pro mundo”. Poderia ressaltar o quanto me parece lamentável um restaurante onde sobra atitude e falta cozinha. Poderia descrever, prato a prato, um menu de treze cursos em que apenas dois, no máximo três, eram verdadeiramente bons. Mas vou poupá-los disso e fazer como os funcionários do Ko: usar poucas palavras. Apenas o suficiente pra dar uma ideia de como esfacelar um mito gastronômico em poucos passos.
1- Monte um restaurante que consista em um pequeno balcão com apenas 12 lugares.
2 - Crie um sistema de reservas insano, quase impossível, agigantando as expectativas dos pouquíssimos agraciados que conseguem uma das vagas no cobiçado salão.
3 - Posicione, já na entrada, funcionários sisudos, antipáticos, que receberão os supostos agraciados como se fizessem um favor em deixá-los entrarem.
4 - Na caixa de som, rock no último volume, beirando o insuportável.
5 - Treine os funcionários para, ao menor sinal de insatisfação dos comensais, por não conseguirem ouvir uns aos outros, sugerirem que não é o volume da música o problema, mas o fato de que os mesmos, talvez, falem demais...
6 - Contrate cozinheiros igualmente antipáticos, nada dispostos a responder qualquer pergunta sobre os pratos. Treine-os para deixar claro aos comensais que eles não são bem-vindos ali.
7 - Use açúcar onde deveria haver sal.
8 - Esqueça a bobagem de harmonizar ingredientes. Afinal, quem foi que disse que é preciso haver diálogo entre os elementos de um prato?
9 - Use sal onde deveria haver açúcar.
10 - Cobre 125 dólares pelo menu.
Se alguém ainda quiser ir conferir, eis o endereço:
Momofuku Ko – 163 1st avenue (entre 10th e 11th street) – New York
www.momofuku.com/restaurants/ko/
As atualizações do blog também estão no meu twitter.