Não concebo ir a Belo Horizonte e não visitar o Mercado Central. Na última visita, tinha o tempo mais farto do que de costume, então, pude percorrer seus corredores sem urgência. Como sempre, aproveitei pra me abastecer de itens de primeira necessidade: queijo, goiabada, doce de leite, de laranja da terra. Aos primeiros sinais de fome, parei no balcão da Comercial Sabiá pra experimentar seu famoso pão de queijo recheado com pernil de porco. Dessas coisas que só Minas Gerais faz por você.
Andei mais um pouco. Quando a fome ameaçava se instalar novamente, tomei o rumo do boteco Casa Cheia e resolvi o problema com uma panela de canjiquinha com lombo de porco defumado, costela, linguiça e espinafre. Um prato que se basta em sua generosidade. Dispensa entrada ou sobremesa. Comida dessas que preenchem vazios que a gente nem desconfiava haver.
Sim, há coisas que só Minas faz por você.
Depois de uns pares de horas amolecendo os ouvidos ao som de esses prolongados, alguns pães de queijo devorados e o calor de um bom prato de canjiquinha, a gente sai se sentindo mais mineiro que a mais mineira das crias daquela terra. Tolice. Como advertia um de seus filhos mais ilustres, ninguém sabe Minas. “Só mineiros sabem. E não dizem nem a si mesmos o irrevelável segredo chamado Minas”.
Mercado Central - Av. Augusto de Lima 744 – Centro - Belo Horizonte
http://www.mercadocentral.com.br/