Pra quem quiser me visitar....
  • A Casa do Porco Bar: Jefferson Rueda finalmente em casa
  • Restaurante Roberta Sudbrack fecha as portas no Rio de Janeiro: o fim pode ser uma ponte?
  • Padaria da Esquina, a nova casa de Vitor Sobral em São Paulo: minhas impressões
  • Provence: o mercado de Saint-Rémy
  • A hora do chá no Le Meurice, em Paris
  • Berlim, de bocado em bocado
  • “Redefinindo Sustentabilidade”: Parabere Forum chega à terceira edição debatendo a igualdade de gênero na gastronomia
  • Lenha no fogão: comida e memória no sul de Minas Gerais
  • Fazenda do Serrote: refúgio na divisa entre Rio e Minas Gerais
Segunda, 03 Dezembro 2012

Aquim inaugura loja, reformula a filosofia de trabalho e propõe quebra de paradigmas no mercado do chocolate

Aquim

No ano passado, tive a oportunidade de acompanhar Samantha Aquim em visita à Fazenda Leolinda, no sul da Bahia, e entender melhor sua parceria com o cacauicultor João Tavares na busca pelas melhores amêndoas de cacau e pela obtenção de um chocolate que reflita com fidelidade seu sabor. Relatei o que vivenciei e aprendi naquela viagem em uma matéria para a revista Mesa Tendências, em parte reproduzida neste post.

Não vou repetir tudo o que está dito ali, mas lembro que depois de horas de conversas com a chef, ficou muito clara pra mim a inquietação que se instalou nela a partir de sua primeira visita à Leolinda, quando descobriu, ao entrar pela primeira vez em uma casa de fermentação, que o sabor dos chocolates que encontrava no mercado, mesmo os de grande reputação, não guardavam relação alguma com os aromas ali presentes.

Na época da entrevista, Samantha já tinha começado a dar contornos concretos àquela inquietação através da criação um chocolate único, batizado como “Q”, obtido de grãos selecionados de um lote específico daquela fazenda e submetidos a modelos de torra e conchagem que fogem aos padrões vigentes no mercado. Ao preço final de mais de mil reais, uma caixa em madeira alinhava caminhos de degustação em etapas, de forma a distanciar o consumidor do lugar-comum, preparando seu paladar para algo novo – um chocolate que reflete o sabor da fruta de cujas sementes é produzido, a que a chef chamou "Q0". Com design assinado por Oscar Niemeyer, trata-se, sem dúvida, de um produto de luxo, inacessível ao grande público.

Enquanto entrevistava Samantha, não pude deixar de perguntar se o fato de um trabalho tão relevante ter como resultado um produto tão exclusivo não conflitaria com a intenção de mostrar às pessoas que o cacau e o chocolate brasileiros podem estar entre os melhores do mundo. Ela me fez entender que não. Aquele produto encarnava uma história íntima que ela sentia necessidade de contar da melhor maneira possível. Confessou-me que seu lucro com ele era quase nada. E deixou claro que se tratava de um primeiro passo no sentido de noticiar a possibilidade de um chocolate tão especial, tão diferente da maior parte do que se vê no Brasil e no mundo. Sabia que havia um caminho a trilhar a partir dele e muito trabalho pela frente.

 Um ano e meio depois, vejo aquela ideia se materializar. A partir de amanhã, a chef dá um passo definitivo em sua proposta de um novo entendimento do chocolate. Com a inauguração da loja Aquim no shopping VillageMall, dá início a uma nova filosofia de trabalho (que pretende implantar também, ao longo dos próximos meses, na butique da família em Ipanema). Em toda a produção da loja será utilizado, exclusivamente, seu próprio chocolate, fabricado a partir de amêndoas selecionadas por João Tavares na Leolinda, ainda que não tão especiais e únicas como as destinadas ao Q0. Samantha reduzirá consideravelmente sua linha de pâtisserie para privilegiar a venda de chocolate, cujas barras terão preços a partir de R$12,00 – enfim, a acessibilidade prometida.

Numa escala que varia de 55% a 85% de cacau, todos os chocolates da linha têm apenas três elementos em sua composição: líquor (massa que resulta do processamento das amêndoas do cacau), açúcar e manteiga de cacau – sendo o de 85% composto somente de líquor e açúcar. Em nenhum deles haverá acréscimo de leite ou aromatizantes.

A escolha das novas embalagens dos produtos passa pelo propósito que está por trás desse trabalho: desconectar o universo do chocolate da eterna imagem da vaquinha nos pastos suíços e da casa nos Alpes e trazê-lo pra dentro da mata, retratando particularmente a fauna e a flora da região onde está inserida a fazenda Leolinda, berço do "Q". Não posso deixar de lembrar a frase que Samantha repete como um mantra: “Chocolate é cacau e cacau não é neve, é floresta tropical.” 

Fazenda Leolinda João Tavares

Fazenda Leolinda João Tavares

Q Aquim

Fazenda Leolinda João Tavares  Fazenda Leolinda João Tavares

Fazenda Leolinda João Tavares

Q Aquim  Q Aquim

Boutique Aquim no VillageMall – Avenida das Américas 3.900 – loja 107 - Barra da Tijuca 

http://chocolateq.com/

Comentários:
em 03-12-2012
por: Maria das Graças
Quando chegar à loja de Ipanema experimentarei. Enquanto isso, vou me deliciando com o "chocolate de cacau", uma barra de chocolate rudimentar, mas muito bom, que comprei de uma produtora de Rondonia, na feira Brasil Rural Conteporâneo 2012. Poucos gostam por não ser açucarado e ter aquele toque amargo do chocolate.
em 05-12-2012
por: raq
muito curiosa para provar. embalagens lindas, lindas. ótimos para presentes para estrangeiros, hein? volta e meia tenho que resolver presentes assim. você sabe se a loja já abriu?
em 05-12-2012
por: Constance
A nova loja abriu essa semana, Raquel.
em 10-12-2012
por: ligia ghizi
Simplesmente sensacional! Sou muito fã da Samantha Aquim, uma pessoa com motivação e competência incríveis! Saber desse nível de excelência, na busca por um chocolate de qualidade, e com uma identidade que o coloque no patamar das grandes marcas, dá muito prazer e orgulho. Parabéns a ela, e obrigada a você, que sempre nos traz as informações fresquinhas....
Beijos
em 14-12-2012
por: rosane
imagine de quanto orgulho pelo trabalho desta Família Aquim, a tia se envolve,orgulho , admiração e oração!!!!! são pessoas serias que adoram e perseveram no que fazem!!!!!!!GENTE ,completamente, do BEM!!!!!:trabalham com afetividade!!!!!!, trabalham com Seriedade....., vale a pena conferir......
Deixe seu comentário:
© 2012 Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados - Design de Branca Escobar

Envie para um amigo:

*
*

Fale comigo:

*

Assinar Newsletter:

Remover email: