Hiato

Outubro 2013

Ir a Minas Gerais costuma significar pra mim um bem-vindo hiato no cotidiano entre mesas do eixo Rio-São Paulo, universo cada vez mais povoado por restaurantes nos quais a comida vai se tornando menos importante que a vaidade de seus chefs, que fazem de longos menus um exercício de autorreferência, como bem observou o sempre lúcido Alhos, Passas & Maçãs nesse post aqui.

O calor do fogão a lenha. Os doces feitos em grandes tachos. A comida farta nas panelas de ferro. A acolhida de uma gente que tem sempre queijo, bolo, café e pinga na mesa pra lhe receber. A generosidade do sujeito que não lhe deixa ir embora sem compartilhar com ele seu angu de todo dia.

Mais que bem-vindo, um hiato necessário.

 

por: Alhos, Passas & Maçãs em 15-10-2013
Obrigado pela citação: uma honra.
Acho, porém, que qualquer lucidez só nasce no diálogo. No caso, Constance, nossas longas conversas - diretas ou cifradas, eloquentes ou silenciosas - e a consonância no desconsolo e na alegria. Também por essas conversas, obrigado.
Beijos!
por: Constance em 15-10-2013
Eu é que agradeço, Alhos.
por: Silvana em 16-10-2013
Constance, quando vier a Minas vá conhecer São Bartolomeu,distrito de Ouro Preto. O local é um charme e a atividade da comunidade é a fabricação de doces. O Sr. Tijolo, produtor de doces,tem uma lojinha onde os turistas podem degustar. Os doces são feitos em enormes tachos de cobre de 1,5 m de diâmetro. Doces de banana enrolados na folha da bananeira, doce de leite puro, doce de leite com coco.
Beijos,
Silvana
por: Claudia em 16-10-2013
Constance, como mineira, encho meu coração com estas carinhosas postagens. O mineiro ama acolher seus visitantes, por mais desconfiado que possa parecer. Vai logo levando para dentro de casa e servindo o que tiver de melhor, seja lá a sua cachaça predileta, o pão de queijo bem quente ou algum quitute que se à mesa não estiver, para lá seguirá em breve. E como tudo é feito com carinho, acabamos atingindo antes do estomago, o coração de nossas visitas.
Cláudia Maria
p.s. e quando estiver em BH, mande uma mensagem para passar o contato de D. Gilda que faz um doce de figo e/ou quinquam (recheados de brigadeiro branco com coco e depois glaçados) - doces que já encantaram Lady Di e o Principe da Suécia.
© Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados

Envie para um amigo:

*
*

Assinar Newsletter:

Remover email: