Pra quem quiser me visitar....
  • Curiango Venda e Cozinha: uma bela história de êxodo urbano na Serra da Bocaina
  • Aïoli no Bistrot du Paradou
  • “Redefinindo Sustentabilidade”: Parabere Forum chega à terceira edição debatendo a igualdade de gênero na gastronomia
  • yam'Tcha, em Paris: no tempo da delicadeza
  • A Casa do Porco Bar: Jefferson Rueda finalmente em casa
  • Restaurante Roberta Sudbrack fecha as portas no Rio de Janeiro: o fim pode ser uma ponte?
  • Uma nova geração de padeiros no Rio de Janeiro: Araucária Pães Artesanais e Maison do Zé
  • Provence: o mercado de Saint-Rémy
  • A hora do chá no Le Meurice, em Paris
Quarta, 02 Julho 2014

Duas vezes Frenchie: Frenchie to Go e Frenchie Bar à Vins

Frenchie Paris

Na carona do retumbante sucesso de seu restaurante Frenchie, o chef Gregory Marchand espalhou seus tentáculos na diminuta rue du Nil, em Paris, inaugurando ali mais duas casas nos últimos anos. Primeiro veio o Frenchie Bar à Vins. Em seguida, o Frenchie to Go.

Frenchie to Go

No cardápio do Frenchie to Go, brilham clássicos de sotaque americano e inglês, como os sanduíches de pulled pork e de pastrami, bagels, cachorros-quentes, fish and chips e um famoso (e caro) lobster roll. A possível máscara de comida fácil cai à primeira mordida. Os produtos usados são de indiscutível qualidade - alguns deles providos pelo vizinho de rua Terroir d’Avenir, que, aliás, merece uma visita. Os pães são impecáveis. O pastrami, o bacon e as salsichas são de produção própria.

Frenchie to Go

Pode-se comprar pra viagem ou comer ali mesmo, se der a sorte de encontrar um lugar no pequeno salão. A verdade é que "pequeno" é eufemismo, então, o melhor é não deixar só por conta da sorte e ir fora do horário de pico. Foi o que fiz.

Experimentei dois de seus sanduíches. O Reuben acomoda delicioso pastrami, cheddar e salada de repolho roxo e beterraba entre duas fatias de pão tostado. Pra mim, o único senão foi o fato de passar muito tempo no calor da chapa, o que deixou o pão crocante demais, quase uma torrada, a ponto de dificultar a mordida.

Frenchie to Go

O sanduíche de pulled pork estava perfeito. Com ele veio o silêncio, aquele que se instala no momento em que fomes maiúsculas encontram resposta à altura. Pão excelente, recheio muito saboroso, o porco contracenando com o mesmo ótimo coleslaw feito à base de repolho roxo e beterraba. Para acompanhar, pedi as batatas-fritas mais finas, infernais, melhores que as de corte mais grosso.

Frenchie to Go

Saí dali com vontade de voltar. Já no Frenchie Bar à Vins não posso dizer que tenha acontecido o mesmo. Pela comida, eu retornaria sempre. Pela experiência como um todo, talvez não. Pode ter sido falta de sorte minha, mas, a julgar pela noite em que estive lá, a casa me pareceu padecer de muitos dos males que acometem os lugares da moda. Fila na porta, serviço muito confuso e salão lotado a ponto de ser difícil mexer os braços sem acotovelar quem estivesse no entorno.

Não era fácil a tarefa de se fazer enxergar pelos garçons. Quando, finalmente, após muitos apelos, comida e bebida chegavam à mesa, a cada tentativa de levantar a taça ou o garfo, esbarrava-se em alguém.  Quando o garfo, enfim, chegava à boca, tudo ficava melhor, pois a comida era de fato muito boa. Nuggets de ris de veau com alcachofra. Deliciosa terrine de campagne. Pappardelle com ragu de cordeiro, limão confit e kalamata, que ainda habita minha memória.  Sanduíche de pulled pork, o mesmo da casa irmã, que ali é servido cortado em pedaços - reincidimos, não deu pra resistir.

Frenchie Bar à Vins

Frenchie Bar à Vins

Frenchie Bar à Vins

Frenchie Bar à Vins

Estava tudo tão bom, que a vontade era de continuar explorando o cardápio. Mas o lugar ia ficando cada vez mais cheio e confuso, então, desistimos. Se você for capaz de sublimar circunstâncias como essas e se concentrar inteiramente no que está na mesa, tem grandes chances de se divertir mais do que eu. Caso contrário, é melhor ir com o espírito preparado.

 

Frenchie to Go – 9 rue du Nil – 2ème

http://www.frenchietogo.com/

Frenchie Bar à Vins – 6 rue du Nil – 2ème

http://www.frenchie-restaurant.com/menu_bar_fr

Deixe seu comentário:
© 2012 Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados - Design de Branca Escobar

Envie para um amigo:

*
*

Fale comigo:

*

Assinar Newsletter:

Remover email: