Pra quem quiser me visitar....
  • Aïoli no Bistrot du Paradou
  • “Redefinindo Sustentabilidade”: Parabere Forum chega à terceira edição debatendo a igualdade de gênero na gastronomia
  • Lenha no fogão: comida e memória no sul de Minas Gerais
  • A Casa do Porco Bar: Jefferson Rueda finalmente em casa
  • Restaurante Roberta Sudbrack fecha as portas no Rio de Janeiro: o fim pode ser uma ponte?
  • Padaria da Esquina, a nova casa de Vitor Sobral em São Paulo: minhas impressões
  • Provence: o mercado de Saint-Rémy
  • A hora do chá no Le Meurice, em Paris
  • Berlim, de bocado em bocado
Quarta, 08 Maio 2013

Oficina do Sabor, em Olinda

Oficina do Sabor César Santos

No comando da famosa casa em Olinda, o chef César Santos percorre as vertentes da cozinha pernambucana, do litoral ao sertão, tendo como norte o propósito de conferir-lhe atualidade e leveza através de uma abordagem bastante pessoal, nada ortodoxa.

Oficina do Sabor Olinda

Gostaria de ter experimentado mais coisas, mas os pratos são grandes e, mesmo tendo feito duas visitas ao restaurante, não haveria fôlego pra tudo o que queria provar.

Nas duas vezes, não resisti aos bolinhos de charque com macaxeira, cuja massa é uma mistura dos dois ingredientes. Deliciosos.

Oficina do Sabor Olinda

Entre os jerimuns recheados, especialidade da casa, optei pelo de linguiça matuta. Acabei cometendo um pleonasmo gastronômico e pedindo também uma porção de farofa de jerimum, tão pernambucana. Adoro abóbora, não pude evitar. Trata-se de uma “farofa” cremosa, justamente por haver mais abóbora que farinha. Muito gostosa.

Oficina do Sabor Olinda

Oficina do Sabor Olinda

Mas o melhor entre os pratos que experimentei foi a versão litorânea do baião de dois. Pescada amarela, camarão, lagostim e polvo, puxados no leite de coco, com arroz, feijão verde e queijo coalho ralado. Prato rico, saboroso, cujo único deslize era o ponto do peixe e dos frutos do mar, que pediam menos tempo de fogo.

Oficina do Sabor Olinda

 As sobremesas não me empolgaram. A “baba-de-moça com quero-mais-neguinho”, mistura um gostoso doce de coco verde, sorvete de tapioca (nem tão gostoso), bolinho de goma e cocada preta. Provei, ainda, a cartola, sobremesa que adoro, mas que, ali, apesar de boa, era excessivamente doce.

Oficina do Sabor Olinda

Oficina do Sabor Olinda

Particularmente, acho que alguns elogios entusiasmados da imprensa nacional e internacional ao Oficina do Sabor podem levar o visitante a esperar mais do que vai, de fato, encontrar. Mas é um bom restaurante, que cumpriu o papel de ser um precursor na proposta de atualização da cozinha regional pernambucana. E que, por isso mesmo, tornou-se endereço incontornável na rota de quem esteja de passagem por Recife e Olinda. 

 

Oficina do Sabor – Rua do Amparo, 335 – Cidade Alta – Olinda

http://www.oficinadosabor.com

 

 

Comentários:
em 08-05-2013
por: Aristoteles
Constance,

Realmente, os elogios ao Oficina do Sabor superam em muito as virtudes do local. Acho que em parte a crítica nacional se rende à necessidade de elogiar alguns restaurantes país adentro, talvez por desconhecimento, talvez por ser o chef bem relacionado, talvez, ainda, por necessidade de preenchimento de pautas. É um fenômeno que ocorre, em maior ou menor medida, em todo a crítica nacional - com as honrosas e escassas exceções, claro. A crítica pernambucana, por exemplo, um festival de salamaleques e de bom relacionamento.

Compartilho de suas impressões em relação ao Cozinhando Escondidinho, do qual gosto bastante, e, em menor medida, com o Oficina do Sabor, de que gosto menos. Acho que você gostaria de ter conhecido o Ponte Nova. Embora receba também mais elogios do que eu julgo merecer, possui coisas interessantes a conhecer.

Abraços e parabéns pelo seu excelente trabalho.
em 09-05-2013
por: Constance
Obrigada, Aristóteles.
Estive no Ponte Nova. Gostei de algumas coisas, não gostei de outras. Mas sinto que precisaria voltar antes de formar uma opinião sobre o restaurante. Quem sabe consigo fazê-lo ainda esse ano?
Um grande abraço,
Constance
Deixe seu comentário:
© 2012 Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados - Design de Branca Escobar

Envie para um amigo:

*
*

Fale comigo:

*

Assinar Newsletter:

Remover email: