Bolo de rolo na Casa dos Frios e tapioca no Alto da Sé: comendo símbolos

Maio 2013

Não se pode conceber uma visita ao Recife sem uma parada na Casa dos Frios para comprar bolo de rolo. Um dos maiores símbolos da doçaria pernambucana – e dos meus grandes vícios na vida – ganha ali sua versão mais famosa. Não à toa. Particularmente, não me recordo de já ter experimentado um exemplar que revelasse maior equilíbrio entre as finíssimas camadas de massa e o delicado recheio de goiabada. E confesso que essa comparação é exercício ao qual sou capaz de me entregar indefinidamente.

Tão obrigatória quanto o bolo de rolo é a queijadinha feita ali. Nos fornos da Casa dos Frios, recebe tratamento impecável: casquinha crocante, recheio úmido, bordas caramelizadas. Impossível comer uma só.

Casa dos Frios

Na vizinha Olinda, outro endereço incontornável na rota dos pequenos bocados. A tapioca, patrimônio imaterial e cultural da cidade, é preparada diariamente pelas tapioqueiras que se reúnem todo fim de tarde em frente à Igreja da Sé. Embora minha preferência seja a massa mais fina do que a que elas costumam fazer ali, não há como não se render. Onde quer que estivessem, seria um prazer acompanhar o habilidoso balé das mãos experientes e depois devorar uma tapioca quentinha. Mas é impossível negar que, diante daquele cenário, a experiência ganha outra dimensão.

Alto da Sé Olinda

Alto da Sé Olinda

tapioca Alto da Sé

tapioca Alto da Sé

 

Casa dos Frios - Avenida Rui Barbosa, 412 – Graças / Av. Eng. Domingos Ferreira, 1920  - Boa Viagem

por: guida em 07-10-2013
Para quando esta maravilhosa delicia em Portugal.
© Pra quem quiser me visitar - Todos os direitos reservados

Envie para um amigo:

*
*

Assinar Newsletter:

Remover email: